SPIDER-MAN MOBILE

Spider-Man é um jogo eletrônico de ação-aventura desenvolvido pela Insomniac Games e publicado pela Sony Interactive Entertainment. É baseado nos personagens, mitologia e adaptações em outras mídias do super-herói de histórias em quadrinhos Homem-Aranha da Marvel Comics, tendo sido lançado exclusivamente para PlayStation 4 em 7 de setembro de 2018. Na história, o criminoso super-humano Senhor Negativo organiza um plano para se vingar do prefeito Norman Osborn e assumir o controle do submundo criminal de Nova Iorque. O Homem-Aranha precisa proteger a cidade assim que o Senhor Negativo ameaça lançar um vírus mortal por toda a área, ao mesmo tempo que é forçado a lidar com seus problemas pessoais como Peter Parker.

A jogabilidade é apresentada a partir de uma perspectiva em terceira pessoa, com o foco principal ficando na movimentação e habilidades de combate do Homem-Aranha. O personagem pode navegar livremente por Nova Iorque usando suas teias, também podendo interagir com personagens não jogáveis, assumir e completar missões e desbloquear novos dispositivos e trajes ao progredir pela história principal ou através da realização de tarefas. O jogador também pode participar de missões paralelas opcionais com o objetivo de conseguir conteúdos extras e itens colecionáveis variados. O combate envolve conectar diversos ataques e usar o ambiente e teias a fim de incapacitar o maior número possível de oponentes.
O desenvolvimento de Spider-Man começou em 2014 e demorou aproximadamente quatro anos, tendo sido a primeira vez na história da Insomniac que a empresa produziu um título licenciado de outra propriedade intelectual. O estúdio recebeu permissão da Marvel para usar qualquer personagem de seu catálogo, com o Homem-Aranha tendo sido o escolhido por ser popular entre a equipe e pelas similaridades da jogabilidade de navegação com seu trabalho anterior em Sunset Overdrive. O projeto de jogo tirou inspiração da história do personagem em diversas mídias, porém a Insomniac e a Marvel queriam contar uma história original não relacionada a uma obra já existente. O universo depois apareceu em romances e histórias em quadrinhos.

O jogo foi um enorme sucesso comercial e de crítica ao ser lançado. Ele foi muito elogiado por sua narrativa, ambientação, combate e mecânicas de navegação, porém recebeu algumas críticas sobre um projeto de mundo aberto que carecia de originalidade. Vários críticos chamaram Spider-Man de o melhor jogo eletrônico de super-herói já feito, comparando-o favoravelmente com a série Batman: Arkham. Ele foi um dos títulos mais vendidos do ano, tornando-se um dos jogos de PlayStation 4 mais vendido de todos os tempos e o jogo de super-herói que vendeu mais rapidamente nos Estados Unidos. O enredo principal foi sucedido por um conteúdo para download em três partes coletivamente chamado de Spider-Man: The City that Never Sleeps.