RECENTEMENTE, UM YOUTUBER DIVULGOU O SEU NOVO PROJETO PARA DISPOSITIVOS MOVEIS. TRATRA-SE DE UM NOVO JOGO COM GRÁFICOS REALISTAS. CONTROLANDO UM PERSONAGEM EM PRIMEIRA PESSOA, PODEMOS EXPLORAR UM PEDAÇO DO MAPA, CORRER, CONTROLAR A CÂMERA E PULAR.

A UNITY OFERECE AOS USUÁRIOS A CAPACIDADE DE CRIAR JOGOS EM 2D E 3D, SUPORTANDO AS SEGUINTES APIS: DIRECT3D NO WINDOWS E XBOX 360; OPENGL NO MACOS,E LINUX; OPENGL ES NO ANDROID E IOS; WEBGL NA INTERNET. A UNITY USA O MONODEVELOP PARA A CRIAÇÃO DOS SCRIPTS,[7] PODENDO OS PROGRAMADORES USAR UNITYSCRIPT (UMA LINGUAGEM COM SINTAXE INSPIRADA PELO ECMASCRIPT, CONHECIDO COMO JAVASCRIPT), C#, OU BOO (QUE TEM UMA SINTAXE INSPIRADA NO PYTHON), EM 2015 A UNITY REMOVEU O SUPORTE A LINGUAGEM BOO, EM 2017 A UNITY ANUNCIOU QUE IRIA ENCERRAR O SUPORTE DA LINGUAGEM UNITYSCRIPT, QUE ESTAVA JUNTO DO MOTOR (ENGINE) DESDE SUA CRIAÇÃO.

NOS JOGOS 2D, A UNITY PERMITE A IMPORTAÇÃO DE SPRITES E UM AVANÇADO RENDERIZADOR DE MUNDO 2D. PARA JOGOS 3D, A UNITY PERMITE A ESPECIFICAÇÃO DE COMPRESSÃO DE TEXTURA, MIPMAPS E CONFIGURAÇÕES DE RESOLUÇÃO PARA CADA PLATAFORMA SUPORTADA PELO MECANISMO DE JOGO, E FORNECE SUPORTE PARA MAPEAMENTO DE RELEVO, MAPEAMENTO DE REFLEXÃO, MAPEAMENTO DE PARALAXE, OCLUSÃO DE AMBIENTE DE ESPAÇO DE TELA (SSAO) SOMBRAS USANDO MAPAS DE SOMBRAS, EFEITOS DE PÓS-PROCESSAMENTO DE RENDERIZAÇÃO PARA TEXTURA E TELA INTEIRA. A UNITY TAMBÉM OFERECE SERVIÇOS PARA DESENVOLVEDORES, COMO: UNITY ADS, UNITY ANALYTICS, UNITY, UNITY CLOUD, UNITY EVERYPLAY, UNITY IAP, UNITY MULTIPLAYER, UNITY PERFORMANCE REPORTING, UNITY COLLABORATE E UNITY HUB.

A UNITY SUPORTA A CRIAÇÃO DE VÉRTICES, FRAGMENTOS (OU PIXELS) PERSONALIZADOS, TESSELAÇÃO, SHADERS DE COMPUTAÇÃO E OS PRÓPRIOS SHADERS DE SUPERFÍCIE DO UNITY USANDO O CG, UMA VERSÃO MODIFICADA DO HIGH-LEVEL SHADING LANGUAGE DA MICROSOFT DESENVOLVIDA PELA NVIDIA.

”EU MISTUREI AS COISAS E QUIS DIZER QUE FOI FEITO NO UNITY. APARENTEMENTE, O UNITY É MELHOR DO QUE EU PENSAVA E É QUASE EQUIVALENTE AO UNREAL ENGINE 5. ENTÃO, SIM, AINDA É UM PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO FANTÁSTICO, ATÉ MESMO GRANDES JOGOS COMO O R6 MOBILE O USAM, E ESTE JOGO PROVA AINDA MAIS O QUÃO LONGE OS JOGOS MÓVEIS CHEGARAM”

DE ACORDO COM O CRIADOR, O PROJETO AINDA ESTÁ EM UM ESTADO SUPER INICIAL E PODE SER MELHORADO NO FUTURO. PORTANTO, AS PRÓXIMAS VERSÕES PODE TRAZER NOVAS MELHORIAS E NOVIDADES NO MAPA.