Naruto: Ultimate Ninja é a primeira parcela da série Ultimate Ninja. O jogo foi lançado em 23 de outubro de 2003 no Japão, 17 de novembro de 2006 na Europa, 26 de junho de 2006 na América do Norte e 17 de novembro de 2006 na Austrália.

Existem técnicas e jutsus especiais que podem ser usados. Alguns personagens possuem habilidade de ativar o modo especial, infligindo como técnicas especiais que aumentam seu status e dão a novas habilidades. Ele também possui vários itens, como shuriken e kunai. Existem muitos estágios de várias camadas em todo o universo de Naruto, incluindo uma Vila da Folha Oculta, uma arena do Exame Chunin e uma Floresta da Morte. O jogo também usa personagens de apoio, como o apoio de Naruto sendo Iruka, ou o apoio de Sasuke sendo Kakashi Hatake. O jogo apresenta um modo de história no estilo arcade. Embora o jogo cubra vagamente os eventos não mangá original, do arco de Introdução até o arco da Invasão de Konoha, como doze histórias do jogo fingem representar os eventos de diferentes perspectivas dos personagens e, como resultado, alguns deles se desviam da fonte original ( como Neji sendo declarado o vencedor em sua luta com Naruto). Cada história consiste em até seis condições divididas por diálogos em uma exibição no estilo mangá, uma das muitas homenagens ao seu material de origem.



Na versão original em japonês, havia apenas 12 caracteres; no entanto, a Namco Bandai adicionou uma capacidade de escolha de acordo com a Curse Mark Sasuke e o Naruto de Nove Caudas como personagens nas versões norte-americana e europeia. Como esses personagens já estavam disponíveis na versão japonesa como transformações (de Sasuke e Naruto respectivamente), ambos os personagens perderam a capacidade de se transformar em suas versões mais fortes durante a batalha. A transformação japonesa serviria mais tarde como base para as transformações em Naruto: Ultimate Ninja 3.



Reactions