JogabilidadeEditar


Rei Vegeta (esquerda) e Rei Cold (direita) s√£o dois personagens novos na s√©rie Budokai Tenkaichi
Dragon Ball Z: Budokai Tenkaichi 3 possui 161 personagens jog√°veis, sendo que, 120 deles estiveram presente em seu antecessor. O jogo tamb√©m introduz novos personagens que ainda n√£o haviam aparecido em jogos de Dragon Ball Z, como Rei Cold, Nail e Rei Vegeta. Al√©m disso, possui mais de trinta est√°gios jog√°veis, cujo cen√°rio varia entre dia e noite, sendo que, os est√°gios noturnos possibilitam a transforma√ß√£o, atrav√©s da lua, de alguns personagens.[12][13][14] Em rela√ß√£o a seu antecessor, Budokai Tenkaichi 3 agora possui movimentos mais simplificados, com o uso de combos por um bot√£o.[14] Al√©m disso, ele tem dez modos diferentes de jogo, dentre eles: "Dragon History", onde o jogador disputa batalhas referentes ao enredo da s√©rie, que √© dividida em sagas; nesse modo pode-se tamb√©m obter novos personagens, Z Points e achar as Dragon Balls escondidas; "Ultimate Battle", em que h√° quatro sub-modos, o Sim Dragon, um simulador de batalhas, o Mission 100, modo em que se adquire pontos por vencer batalhas, o Survival Mode, destrancado ao completar 30 batalhas do Mission 100, e o Disc Fusion System, sub-modo exclusivo para vers√£o do PlayStation 2.[6][14][15][16]
A vers√£o do jogo para Wii tamb√©m oferece um modo √ļnico, o "Dragon Net Battle", em que se pode jogar online com outras pessoas. Al√©m disso, essa vers√£o possibilita que o jogador utilize movimentos de ataque no jogo da mesma forma em que eram feitos em Dragon Ball Z, como o Kamehameha e a Genki Dama; e tamb√©m pode ser jogada com o Wii Remote ou o Nunchuk.[6][12][13] Budokai Tenkaichi 3 acrescenta a possibilidade de o jogador salvar as lutas que gostou para poder assistir depois; assim como tamb√©m introduz novos movimentos, como o Sonic Sway, que serve para desviar de ataque pr√≥ximos.[14][17]Outros modos presentes no jogo s√£o o "Evolution Z", que serve para a compra de itens e customiza√ß√£o de personagens atrav√©s dos Z Points, e o "Character Reference", modo que tem dados sobre Dragon Ball.[13] O jogo tamb√©m possui elementos da s√©rie, como os ataques Blast 1, que servem como prepara√ß√£o para os ataques especiais e que s√£o usados dependendo do n√ļmero do Blast Stock (estoque de explos√£o), e Blast 2(ataques especiais) e que s√£o usados dependendo do n√ļmero do Ki Gauge (Barra de Ki). Outros elementos, como a barra de vida e a luta limitada por tempo reaparecem no jogo.[6]

DesenvolvimentoEditar

Dragon Ball Z: Budokai Tenkaichi 3 foi desenvolvido pela Spike e publicado pela Atarina Am√©rica do Norte, e pela Namco Bandai na Europa e no Jap√£o.[1] Foi anunciado em 31 de outubro de 2007, pela Atari, o lan√ßamento da vers√£o de colecionador de Budokai Tenkaichi 3, que cont√©m o jogo, um livro exclusivo de arte digital com 50 p√°ginas, relatando o desenvolvimento dos personagens e dos est√°gios do jogo, e um p√īster de parede.[18]Ainda em outubro de 2007, Budokai Tenkaichi 3 foi relan√ßado para PlayStation 2 e Nintendo Wii, como parte da Sony Greatest Hits.[19]Foram criados cerca de dez movimentos especiais na vers√£o do jogo para Wii, como os do Kamehameha, da Genki Dama e do Masenko, porque eles seriam mais f√°ceis de usar e tamb√©m porque teriam mais interatividade, pois a equipe de produ√ß√£o j√° havia "descartado o cursor", que tinha sido usado em Dragon Ball Z: Budokai Tenkaichi 2.[7]
Donny Clay, produtor do jogo, comentou em uma entrevista ao site Siliconera que o modo online n√£o foi introduzido na vers√£o PlayStation 2 porque n√£o havia componentes online o suficiente para que pudessem trabalhar, ent√£o a equipe de desenvolvimento decidiu focar o uso do modo na vers√£o Wii, e tamb√©m disse que estava feliz por falar que Budokai Tenkaichi 3 era um dos primeiros jogos de luta para Wii online.[7] O produtor comentou um pouco sobre o Disc Fusion System, que, segundo ele, servia para "destrancar alguns modos exclusivos de PlayStation 2", e tamb√©m para compensar a falta do modo online nessa vers√£o.[7][8] Al√©m disso, o modo foi introduzido no jogo como uma forma de "celebrar o √ļltimo jogo da s√©rie Tenkaichi para o PlayStation 2 Computer Entertainment System". Emily Anadu, gerente de produtos da Atari, comentou a respeito dos modos exclusivos de cada vers√£o, que "adicionar jogabilidade online para o Wii ir√° finalmente entregar um recurso pelo qual os f√£s esperaram, enquanto o 'Disc Fusion System' no sistema do PlayStation 2 recompensa aqueles f√£s que nos suportaram desde o come√ßo da s√©rie Budokai Tenkaichi".[20]
Os criadores justicaram a adi√ß√£o do modo online de novos personagem como uma solicita√ß√£o de f√£s. Mas ainda assim houve outros pedidos que n√£o puderam ser atendidos, como o do uso de um criador de personagens, que Donny disse ser "definitivamente algo que eu amaria fazer, mas n√£o tivemos a chance de o p√īr no jogo ainda".[21] A respeito do n√£o-lan√ßamento do jogo para o Xbox 360, ele disse que era um grande f√£ dessa plataforma, e que estava muito excitado sobre o avan√ßo da s√©rie para ela, e j√° estavam trabalhando em uma pr√≥xima gera√ß√£o que fosse compat√≠vel com ela.[7] J√° havia planos de um "Budokai Tenkaichi 4" compat√≠vel com essa plataforma, mas o pr√≥ximo jogo a ser lan√ßado foi na verdade Raging Blast.[21]

RecepçãoEditar


Dragon Ball Z: Budokai Tenkaichi 3 teve um total de vendas globais em 0,94 e 3 milh√Ķes para as vers√Ķes Wii e PlayStation 2, respectivamente.[10][11] O jogo tamb√©m recebeu boas avalia√ß√Ķes por muitos sites. O IGN deu nota 8 para as duas vers√Ķes, e disse que "Dragon Ball Z tem dado alguns dos melhores lutadores de anime na hist√≥ria dos jogos", e fez comparativos com Budokai Tenkaichi 2, dizendo que "em Tenkaichi 2, o Story Mode foi constitu√≠do por um conjunto de conte√ļdo simplesmente rid√≠culo, que inclu√≠am mais batalhas do que qualquer pessoa em s√£ consci√™ncia se importaria em terminar. Voc√™ tinha todas as sagas, cada batalha poss√≠vel de cada epis√≥dio da s√©rie, e uma lista intermin√°vel de lutas por causa disso. A apresenta√ß√£o foi simples, mas a recompensa foi enorme. Na Dragon History desse ano, voc√™ tem uma experi√™ncia mais cinematogr√°fica". Mas o site tamb√©m fez algumas cr√≠ticas, e disse que, enquanto na s√©rie havia mais de seis personagens nas cenas de luta, no jogo s√≥ havia dois personagens, tornando a hist√≥ria enrolada; e comentou que os jogadores perdem uma tonelada de batalhas em potencial. Ele tamb√©m questionou as especialidades de cada console, dizendo que era "√≥bvio que a Atari queria algo para a vers√£o de PS2 que competisse com o Wii online".[22] Al√©m disso, o IGN tamb√©m elegeu Dragon Ball Z: Budokai Tenkaichi 3 como o melhor jogo de luta para Wii da E3 de 2007, tendo como segundo lugar Godzilla: Unleashed, tamb√©m da Atari.[9]
Mobygames deu nota 7,3 para as duas vers√Ķes.[27] Metacritic, outro site mediador, deu notas 7,3 e 7,2 para as vers√Ķes PlayStation 2 e Wii, respectivamente, baseados em 51 cr√≠ticas ao todo (24 da vers√£o PS2 e 27 da vers√£o Wii).[25][26] O site Game Chronicles deu notas 8, para a vers√£o Wii, e 8,5, para a vers√£o PlayStation 2, e disse que o √ļnico problema do modo Dragon Net Battle √© a lag presente; assim como tamb√©m falou que, sobre a vers√£o PS2, "o maior problema com Tenkaichi 3 em rela√ß√£o aos gr√°ficos √© a aparente inabilidade de mostrar mais de dois personagens ao mesmo tempo no Story Mode".[6][28] O GameSpy deu nota de tr√™s estrelas e meio (3 estrelas e meio) para as duas vers√Ķes do jogo; e disse que "os gr√°ficos cel-shaded do jogo fazem um tremendo trabalho ao recriar a apar√™ncia do anime".[24] O site Videogamer fez avalia√ß√£o s√≥ da vers√£o PlayStation 2, dando-lhe uma nota 7; e disse que Dragon Ball Z Budokai Tenkaichi 3 √© "um jogo de luta dif√≠cil porque as coisas acontecem r√°pido: h√° v√°rios comandos e voc√™ precisa pegar o sincronismo correto para um jogo avan√ßado", al√©m de ter reclamado da lag no Dragon Net Battle e ter finalizado dizendo que o jogo "ser√° de maior interesse desses que amam a s√©rie" e "ignore isso, [problemas com o Dragon Net Battle] e, surpreendente, voc√™ ter√° um dos mais divertidos jogos de luta para Wii".[13]
O site 1UP n√£o fez avalia√ß√Ķes da vers√£o Wii, e avaliou a vers√£o PlayStation 2 com uma nota B-. Ele tamb√©m fez coment√°rios sobre alguns aspectos do jogo, e disse que "para o iniciante, embora, o sistema de combate pode ser ser frustrante. √Č lhe dado uma enorme variedade, do Z Counter ao Heavy Finish a um tempo restrito para defletir Ki Blasts, o que pode fazer com que os jogadores se sintam impotentes, sem ajuda contra a melhorada intelig√™ncia artificial, que aparentemente sabe contra-atacar qualquer tipo de situa√ß√£o". O site tamb√©m disse que "a parte principal do combate permanece altamente inalterada com rela√ß√£o a de Budokai Tenkaichi 2", apesar de ter algumas diferen√ßas; e comentou que a redu√ß√£o do tempo de luta no Dragon History, "pode parecer um ato de pregui√ßa da Spike", mas tamb√©m falou que os est√°gios ficaram maiores em extens√£o, e mais inclusivos na experi√™ncia; e finalizou dizendo que a "Spike, atrav√©s dos anos em que trabalhou nesse complicado meio, deu aos f√£s o que eles queriam: um retrato divertido e excitante espelhado no esp√≠rito e ferocidade de Dragon Ball Z".[23]




JOGO  (PS2)